Páginas

quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Evolução e Preconceito...(parte 3)





A cultura EMO disseminou-se inicialmente através das bandas de emocore do cenário punk de Washington DC. Essas além de possuírem um repertório exacerbadamente romântico, tinham um jeito característico de se vestir: roupas escuras e franjas para eles, colar de bolas e presilha no cabelo para elas.




Muitos adolescentes que compartilhavam dos problemas retratados nas canções dessas músicas e gostavam da melodia que estava sendo empregada, adotaram o mesmo estilo de vestir dos seus ídolos, como forma de exteriorizar e compartilhar seus sentimentos.




Por essa mesma razão, os adolescentes EMO’s expressavam suas opiniões, sentimentos e problemas através daquela que se tornou o principal meio de disseminação da cultura EMO: a internet. Com blogs e fotologs (diários virtuais), e através do orkut, esses adolescentes encontraram outros e mais outros que compartilhavam das mesmas idéias, aumentando ainda mais o número de adeptos com a mesma forma de vestir, de pensar e de se comportar, dando origem, assim, à tribo EMO.




Quando esse movimento tornou-se grande o suficiente para atrair a atenção dos outros meios de comunicação de massa e quando as bandas de emocore tornaram-se famosas, ou seja, migraram do underground (desconhecido) para o mainstream (grande público), a tribo EMO atingiu o seu auge.




Contudo, a entrada no mainstream é uma faca de dois gumes: ao passo que a tribo EMO adquiriu novos adeptos, também emergiram aqueles que repudiam os atos ditos EMO’s. Na internet se difunde grande parte do conteúdo contra a cultura EMO. Sites como o youtube, divulgam vídeos do tipo “How to be EMO”, “The day of an EMO”, em tom de chacota ao lifestyle. O orkut já possui mais de mil comunidades do tipo “Eu Odeio Emo”, “EXERCITO ANTI-EMO”. Também muitos EMO’s, por fazerem demonstrações públicas de carinho e por aceitarem a opção sexual do outro sem preconceitos, são alvos de homofobia (preconceito contra os homossexuais) e violência. Lojas em shoppings proíbem a entrada dos EMO’s, afirmando que esses afastam os outros consumidores. A Revista MAD, conhecida por sua irreverência e ironia, em setembro de 2006 colocou na capa a seguinte manchete: “Nesse número nós detonamos essa praga maldita do século XXI... EMOS GAYS”.





O que pode acontecer à tribo EMO? Agora que a tribo já se consolidou como tal, não haverá mais tamanha especulação da mídia sobre ela. Assim, é provável que a tribo EMO se mova para fora do mainstream: surgirá um novo estilo musical ou uma nova variação da música EMO que fará com que a mídia desloque sua atenção para longe dessa tribo. Assim, haverá aqueles indivíduos que são EMO’s, que compartilham as mesmas idéias e que continuarão a pertencer à tribo não mais tão visada, e haverá os que aderirem à nova tendência, que provavelmente emigrarão da tribo EMO e criarão uma nova.




por: Francisco dos Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário